A homenagem ao Dia Mundial do Trabalhador

por imprensa — publicado 01/05/2017 05h15, última modificação 03/05/2017 14h58
A homenagem de Maiakovski ao Dia Mundial do Trabalhador Leia abaixo os versos do grande poeta e revolucionário russo sobre o Primeiro de Maio.

 

A homenagem de Maiakovski ao Dia Mundial do Trabalhador

Leia abaixo os versos do grande poeta e revolucionário russo sobre o Primeiro de Maio.

 

"Meu Maio" (Vladimir Maiakovski) 
A todos 
Que saíram às ruas 
De corpo-máquina cansado, 
A todos 
Que imploram feriado 
Às costas que a terra extenua – 
Primeiro de Maio! 
Meu mundo, em primaveras, 
Derrete a neve com sol gaio. 
Sou operário – 
Este é o meu maio! 
Sou camponês - Este é o meu mês. 
Sou ferro – 
Eis o maio que eu quero! 
Sou terra – 
O maio é minha era!

 

Obrigado ao agricultor por cultivar a terra e dela tirar o nosso sustento, nosso alimento.

Obrigado ao professor que transmite o conhecimento com amor.

Obrigado ao médico que trata a doença com paciência.

Obrigado ao operário que todos os dias o sonho constrói.

Obrigado ao padeiro que com amor prepara o pão quentinho de cada dia.

Obrigado ao jornalista e ao jornaleiro que leva a notícia fresquinha o dia inteiro.

Obrigado ao motorista que com atenção leva o passageiro.

Obrigado ao dentista que trata do sorriso do brasileiro.

Obrigado ao carteiro que leva a correspondência, a carta ao destino certeiro.

Obrigado a todos os trabalhadores e trabalhadoras que fazem deste país um lugar melhor e mais feliz.

 

 

Conheça a história do Dia do Trabalho no Brasil e no Mundo

 

dia do trabalhador

Vários países comemoram hoje, primeiro de maio, o Dia do Trabalho. A comemoração tem origem no ano de 1886, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

 A manifestação teve a adesão de milhares de pessoas e foi realizada uma greve geral naquele país. Dois dias depois houve nova manifestação que acabou em enfrentamento com a polícia. Três trabalhadores morreram.

 Os protestos continuaram e no dia seguinte os manifestantes lançaram uma bomba contra os policiais e oito deles morreram.

 A polícia então abriu fogo contra a multidão, matando 12 pessoas e ferindo outras dezenas. Cinco sindicalistas acabaram condenados à morte e três condenados à pena perpétua.

 As manifestações não foram em vão. Em 1889, a Segunda Internacional Socialista, que reunia várias organizações de trabalhadores, decidiu em Paris convocar todos os anos, uma manifestação pela implantação das 8 horas de trabalho diário ao contrário das 13 horas vigentes até então.

 A data escolhida foi o dia 1º de maio, em homenagem às luta dos trabalhadores de Chicago. E assim, em primeiro de maio de 1891, durante uma manifestação, dez trabalhadores foram mortos pela polícia no norte da França. Essa nova tragédia reforçou a data como um dia de luta dos trabalhadores.

 Vinte e oito anos depois, a França ratifica a jornada de 8 horas diárias de trabalho e anuncia o dia 1 de maio como feriado. No ano seguinte a Rússia também passa a comemorar o dia primeiro de Maio como feriado nacional e o exemplo é seguido por outros países.

 No Brasil as ideias trabalhistas chegaram com os imigrantes europeus. A primeira greve geral aqui aconteceu em 1917. Mas só em 1925, com o fortalecimento da classe operária, é que o dia 1º de maio foi declarado feriado pelo Presidente da República, Artur Bernardes.

 Naquela época eram comuns agremiações trabalhistas, mas não tinham influência política por causa da pouca industrialização do país. Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, a organização dos trabalhadores tomou novo rumo, surgindo o chamado trabalhismo.

 O Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Getúlio Vargas aproveitava a data para anunciar conquistas do trabalhador, como a criação do Salário Mínimo em 1940, a Justiça do Trabalho em 194l e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.

 

No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de janeiro. Entre esses movimentos, também figuravam ideologias como o anarcossindicalismo, de matriz italiana, e o comunismo.

Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1925, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde esse ano o 1º de maio passou a ser feriado nacional.

 

Curiosidades da data:

► Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, devendo este suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

 

► Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

 

O trabalho é, na maioria da vezes, o pai do prazer.