Movimento Consciência Negra de Imbituba recebe moção de congratulação.

por Joao Moraes Filho — publicado 20/03/2018 08h55, última modificação 20/03/2018 20h23
Proposta foi apresentada pelo Vereador Claudio e aprovada por unânimidade pelos Vereadores

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Imbituba foi prestada homenagem, através de uma moção de congratulação, ao Movimento da Consciência Negra da cidade de Imbituba

O Movimento da Comunidade Negra de Imbituba deu início nos anos 60 (sessenta), com a construção do Clube Álvaro Catão, situado na Rua Manoel Florentino Machado.

Naquela época, um grupo de operários negros da Companhia Docas de Imbituba, liderado por Romeu Pires, organizaram uma sociedade recreativa com o objetivo de dar lazer à Comunidade Negra de Imbituba.

Em 1998, o movimento, através do vereador negro Dilson Lopes de Jesus, consegue aprovar na Câmara de Vereadores a Lei nº 1.740/98, a qual inclui nas disciplinas de estudos sociais, história e geografia, das Escolas Públicas Municipais, o conteúdo Afro Brasileiro. Um marco no Estado de Santa Catarina.

Já objetivando contribuir com a implementação dessa lei, o movimento negro, em 2002, realizou o Primeiro Encontro Municipal sobre Políticas Afirmativas na Área da Educação, nas dependências do CAIC.

Nesse mesmo ano, o movimento negro, através da associação Municipal do Movimento Negro de Imbituba, torna-se uma entidade juridicamente constituída e de utilidade pública.

O Movimento da Comunidade Negra de Imbituba, à exemplo de diversos movimentos negros espalhados pelo Brasil, surgiu devido a necessidade de lutar contra o preconceito racial e para resgatar a memória de um povo que lutou por sua liberdade.

Além disso, o movimento também luta para que os governos implementem ações afirmativas, ou seja, políticas públicas com vistas a promover a igualdade de oportunidades.

“O trabalho na luta pela igualdade de oportunidades e pela preservação da cultura afrodescendente no município desde que surgimento o Movimento vem sendo fantástico. Acredito que essa homenagem é mais do que merecida”. Salienta o Vereador e Presidente da Câmara de Imbituba, Luiz Cláudio Carvalho, autor da proposição concernente a moção de congratulação.