Câmara aprova Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Imigrante Açoriano

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 08/08/2022 16h06, última modificação 08/08/2022 16h06
Na segunda-feira (01), durante a 25ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Imbituba aprovou, por unanimidade de seus membros, o Projeto de Lei n° 5,470/2022, que institui o Dia Municipal do Imigrante Açoriano. O Projeto de Lei é de autoria dos vereadores progressistas Eduardo Faustina da Rosa e Elísio Sgrott.

De acordo com o projeto, o Dia Municipal do Imigrante Açoriano passa oficialmente a ser comemorado no dia 09 de agosto. A data foi sugerida como marco histórico de grande relevância, o dia 9 de agosto de 1747, que marca a construção da primeira capela de pedra, tapume, palha e barro, pelos açorianos que, vindo das ilhas do Arquipélago dos Açores, Portugal, trouxeram na sua expedição a Imagem de Sant’Anna.

Um dos objetivos desta data comemorativa é renovar a esperança de que a tradição açoriana seja perpetuada em Imbituba através das próximas gerações. Entidades ligadas à cultura açoriana no município, com o apoio de instituições parceiras, poderão organizar as comemorações e festividades, com a finalidade de divulgar e fortalecer a cultura açoriana e a história de Imbituba, e os intercâmbios científicos, econômicos, sociais e culturais. A sessão contou com a presença de membros e do fundador e presidente da Casa Açoriana Freguesia de Sant’Anna de Villa Nova, Ronaldo Augusto Pires.