Câmara Mirim de Imbituba recebe palestra da Justiça Eleitoral

por Assessoria de Imprensa — publicado 09/09/2018 22h40, última modificação 18/09/2018 15h49
Colaboradores: João Moraes Filho, João Floriano
Técnico Judiciário falou para Vereadores Mirins sobre a importância do voto consciente.

A Câmara Mirim de Imbituba, em parceria com o Cartório Eleitoral da Comarca de Imbituba, promoveu palestra cujo tema foi a importância do voto consciente.

O técnico judiciário Humberto Martins de Melo foi o responsável pela explanação e destacou a importância do projeto câmara mirim no fomento dos assuntos inerentes a política, uma vez que o mesmo trabalha junto aos jovens vereadores a rotina real da câmara principal.

Outro assunto debatido foi a questão da democracia e suas responsabilidades. Humberto ressaltou que democracia é a participação dos membros da sociedade durante todo o tempo e não apenas o período eleitoral.

O cartório eleitoral disponibilizou ainda uma urna eletrônica real, onde os vereadores mirins e os presentes puderam saber um pouco mais do software de funcionamento do equipamento e ainda tiveram a oportunidade de simular seus votos a candidatos fictícios como uma espécie de exercício.

Ainda sobre a urna eletrônica, os vereadores mirins tiveram a oportunidade de tirarem suas dúvidas a respeito dos quesitos de segurança e na prevenção as fraudes, o que, segundo o técnico judiciário, é algo que tem recebido especial atenção da Justiça Eleitoral e que , para 2018, muitas ações já foram tomadas no sentido de manter o mais transparente possível os processos eleitorais.