Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Imbituba é realizada na Câmara

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 08/08/2022 17h25, última modificação 08/08/2022 17h25
Na quarta-feira (03), aconteceu no plenário da Câmara a 1ª Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Imbituba – PDDSI, da atual Lei 2.623/2005. Uma realização da Prefeitura Municipal, em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores, com base no Requerimento nº 04/2022, de autoria dos vereadores Eduardo Faustina da Rosa e Humberto Carlos dos Santos.

Presidiu a audiência, o presidente da Câmara Elísio Sgrott, sendo secretariado pelo engenheiro Carlos Filiphi de Melo, secretário de Gestão e Planejamento Urbano (SEGPLAN). Participaram também o Prefeito Municipal Rosenvaldo da Silva Júnior; o arquiteto Luis Ary Corrêa Garcez, os membros da Fundação Unisul, o professor e presidente Sebastião Salésio Herdt; o gestor Rubens Ricardo Franz e a professora e coordenadora técnica Michelle Benedet e vereadores da Casa Legislativa.

Durante a audiência, a equipe responsável pela revisão do Plano Diretor expôs sobre a importância desta revisão e fez a apresentação das etapas metodológicas sobre como ocorrerá esse processo. De acordo com a equipe, o principal objetivo é ouvir a sociedade e conciliar os objetivos. Para isso, a participação da comunidade será feita através das audiências públicas que serão realizadas ao final de cada etapa de trabalho.

A Fundação Unisul e os técnicos que integram esta equipe, conhecem efetivamente do contexto de produzir informações, de elaborar propostas para Plano Diretor. Porém, nós seremos orientadores e mediadores técnicos, nós ouviremos a sociedade, através das oficinas, das audiências promovidas para compreendermos oficialmente o cenário de Imbituba”, salienta o gestor da Fundação Unisul, Rubens Franz.

Serão realizadas quatro audiências para debate dos resultados de cada etapa: Audiência Pública 01, Proposta Metodológica; Audiência Pública 02, Avaliação Temática Integrada; Audiência Pública 03, Diretrizes e Propostas e Audiência Pública 04, Projetos de Lei. “Quando falamos em desenvolvimento de uma cidade temos que ter noção que não é somente uma cidade para 2022. Imbituba faz parte de uma região que está pulsando economicamente, mas todo esse arranjo socioeconômico vai ter que dá sustentação não somente aos sonhos dos que aqui estão, mas também das crianças que estão chegando que terão seus desafios, que desejarão ter suas oportunidades e viver numa sociedade sustentável, bem-arranjada física e territorialmente” complementa Rubens.

A Casa Legislativa ficou lotada durante a noite de ontem e a audiência contou com a participação do público. Segundo o prefeito Rosenvaldo, a celeridade dessa revisão é essencial, todavia, é notório que seja realizado um Plano Diretor com qualidade e que, de fato, reflita o desejo da sociedade. Ainda conforme o presidente da Câmara, Elísio Sgrott, é essencialmente relevante que haja a contribuição de todos os envolvidos em cada etapa desse processo de revisão e que essa possa se adequar as necessidades tanto do município quanto da comunidade.

Clique Aqui para ver mais imagens da Audiência Pública