Câmara entrega Moção de Congratulação ao Presidente da Associação Alternativa de Apoio à Cannabis Medicinal do Brasil

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 29/11/2023 19h32, última modificação 29/11/2023 19h32
A Moção nº 29/2023, de autoria do vereador Eduardo Faustina da Rosa (PP), Alequis Sandro Guasso Pozza na última segunda-feira, dia 27/11, na 40ª Sessão Ordinária. A Moção de Congratulação é uma homenagem pela luta e trabalho que empreende e desenvolve como Presidente da Associação Alternativa de Apoio à Cannabis Medicinal do Brasil.

Alequis Sandro Guasso Pozza empreende e desenvolve como Presidente da Associação Alternativa de Apoio à Cannabis Medicinal do Brasil em favor do processo de democratização do acesso ao tratamento terapêutico da Cannabis Medicinal. Além de promover a mobilização da sociedade e da comunidade em prol da regulamentação do uso medicinal da cannabis para garantir a todos o direito à informação e o acesso ao tratamento de maneira facilitada e humanizada, apoia a pesquisa e os estudos científicos que propiciam tratamento integrativo e eficaz, o qual conta com o suporte de profissionais capacitados, com produtos de qualidade e boas práticas farmacêuticas.

Quebrar paradigmas exige colocar-se à frente dos riscos, do incompreendido, do desconhecido. É opor-se aos critérios de uma sociedade moralmente estagnada e extremamente conservadora. É colocar-se em marcha na busca do pleno exercício dos direitos individuais, dentre eles, por excelência, o Direito à vida e vida com qualidade.

De acordo com a justificativa, essa Moção de Congratulação deixa registrado na história que o Parlamento Municipal apoia o trabalho incondicional que o homenageado desenvolve em favor do uso medicinal e universal do óleo da cannabis, como alternativa para uma melhor qualidade de vida à população afetada pelas doenças cujo fármaco ajusta e ameniza os sintomas e efeitos colaterais.

“Hoje, recebendo esta homenagem, é muito gratificante, pois vemos que estamos fazendo o certo. O que me incentivou a não desistir foi ver o benefício que a comunidade tem com esse medicamento. Foi dito por um de vocês que quando fazem uma votação, vocês falam pelos 55 mil habitantes de Imbituba, então hoje eu tenho força para dizer que eu estou com 55 mil pessoas comigo”, agradeceu o presidente da Associação.

Alequis Sandro empreende uma luta, muitas vezes incompreendida e rotulada pelos tabus sociais para que o uso do óleo da cannabis, de forma medicinal e responsável, seja do alcance da população, principalmente daquela a quem o uso já representa uma vida melhor e a todos quantos possa representar uma esperança.

“Por fim, mesmo depois de 25 anos, ainda é necessário que seja invocado o comando insculpido no Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 para que se faça cumprir o que o Legislador Constitucional positivou com base no desejo e anseios da população brasileira: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação” relata o vereador em sua moção.