Bombeiras Militares e Comunitárias de Imbituba recebem homenagem na Câmara de Vereadores

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 01/04/2024 17h53, última modificação 01/04/2024 17h53
Também na 8ª Sessão Ordinária que aconteceu no dia 25/04 (segunda-feira) no plenário da Câmara de Vereadores, as Bombeiras Militares e Comunitárias, do 2ºCBM/8ºBBM de Imbituba, foram homenageadas com uma Moção de Congratulação pelo Dia das Mulheres assim como em reconhecimento e gratidão pelo trabalho incansável dessas profissionais em prol da segurança e bem-estar da comunidade. A Moção nº 10/2024 é de autoria do Vereador Rafael Mello da Silva.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estabeleceu-se em Imbituba em 2002, inaugurando o 5º Pelotão da 3ª Companhia de Bombeiros Militar. Desde então, tem sido uma presença essencial na região, evoluindo para a 2ª Companhia de Bombeiros Militar em 2008. Atualmente, sob o comando do Capitão BM Edivaldo Antonio de Mello Machado, a unidade abrange os municípios de Imbituba, Laguna, Garopaba e Imaruí, contando com um efetivo de 21 Bombeiros Militares e 30 Bombeiros Comunitários.

Destaque especial foi dado às nove mulheres que fazem parte desse contingente corajoso e dedicado: Cabo Bombeira Militar Karina Costa Silveira Klein, Bombeira Comunitária Amanda Vieira da Silveira, Bombeira Comunitária Daniela Francisco, Bombeira Comunitária Grasiela Machado Hilário, Bombeira Comunitária Ivania Borges Rodrigues, Bombeira Comunitária Maiara João, Bombeira Comunitária Osmarina Teixeira Machado do Carmo, Bombeira Comunitária Patrícia dos Anjos da Silva e Bombeira Comunitária Selma Schmitz.

A homenagem ganha ainda mais significado em março, o mês internacional da mulher, quando celebramos as conquistas femininas ao longo da história. As bombeiras militares e comunitárias de Imbituba são verdadeiros exemplos de força, coragem e dedicação, prestando um serviço inestimável à comunidade.

A Moção de Congratulação entregue durante a sessão é um gesto simbólico, mas carregado de reconhecimento e apreço por essas profissionais que arriscam suas vidas para proteger a comunidade. A aprovação unânime dos vereadores reflete o sentimento de toda a população de Imbituba, que reconhece e valoriza o trabalho dos bombeiros militares e comunitários. Que essa homenagem inspire outras comunidades a reconhecerem e celebrarem o importante papel das mulheres nos serviços de emergência e segurança pública.