Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba recebe Moção de Congratulação pelos 20 anos de história

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 01/04/2024 16h00, última modificação 01/04/2024 16h00
Aconteceu na segunda-feira, dia 25/04, no plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba a 8ª Sessão Ordinária do ano. No decorrer da mesma foi entregue uma Moção de Congratulação ao Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba pelos 20 anos de história e relevantes serviços prestados. A Moção nº 38/2023 é de autoria do vereador Elísio Sgrott (PP).

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou suas atividades no município de Imbituba no dia 05 de Setembro de 2002, quando, com pouquíssimos recursos materiais e humanos, foi inaugurado o 5º Pelotão da 3ª Companhia de Bombeiros Militar. No dia 20 de novembro de 2008, acompanhando o desenvolvimento do município, o 5º Pelotão de Bombeiros foi elevado à 2ª Companhia de Bombeiros Militar, passando a ser subordinada ao 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Tubarão.

Atualmente, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Imbituba, sob o comando do Capitão BM Edivaldo Antônio de Mello Machado, possui abrangência sobre os municípios de Imbituba, Laguna, Garopaba e Imaruí. Com um efetivo de 21 Bombeiros Militares, sete Bombeiros Civis Profissionais e mais de 50 Bombeiros Comunitários, o Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba atende diariamente a comunidade de Imbituba em emergências de socorro pré-hospitalar, combate a incêndios em edificações e em vegetação, prevenção balneária, resgates aquáticos, buscas e salvamentos.

Possui uma frota com dois caminhões para o atendimento de ocorrências de combate a incêndios e resgates; uma ambulância autossocorro de urgência para o atendimento pré-hospitalar e para o atendimento a acidentes de trânsito; uma caminhonete S-10 4x4, três motos náuticas e um bote inflável para o serviço de salvamento aquático; um quadriciclo para atividade preventiva nos balneários; e cinco viaturas leves (automóveis) para atividades administrativas.

Em Imbituba, o Corpo de Bombeiros Militar destaca-se na atividade de proteção balneária, realizada pelo serviço de Guarda-Vidas nas praias do município durante a Operação Veraneio. De Outubro a Abril, mais de 70 Guarda-Vidas Militares e Civis atuam em 15 Postos de Salvamento, distribuídos nas oito praias do nosso município. O Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba realiza ainda o serviço de atividades técnicas, com foco na prevenção contra incêndios, prestando os serviços de vistorias para alvará de funcionamento, análise de projetos em edificações e realização de informes periciais de incêndios.

O Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba busca intensificar suas ações para equipar e treinar seu efetivo, com o objetivo de prestar um serviço de qualidade à comunidade imbitubense, sempre pautado no lema: “Vida Alheia e Riquezas a Salvar”. É também parte integrante do desenvolvimento do município, e há vinte anos vêm salvando vidas e protegendo o patrimônio dos cidadãos Imbitubenses.