Dia Municipal do Imigrante Açoriano é comemorado pela primeira vez

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 23/08/2022 14h46, última modificação 23/08/2022 14h46
Na noite de terça-feira, dia 9 de agosto, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Imbituba foi comemorado, pela primeira vez, o Dia Municipal do Imigrante Açoriano. O Projeto de Lei n° 5.470/2022, de autoria dos vereadores progressistas Eduardo Faustina da Rosa e Elísio Sgrott, que instituiu a data comemorativa, foi aprovado durante a 25ª Sessão Ordinária.

O Dia Municipal do Imigrante Açoriano passa oficialmente a ser comemorado no dia 09 de agosto. A data foi sugerida como marco histórico de grande relevância, o dia 9 de agosto de 1747, que marca a construção da primeira capela de pedra, tapume, palha e barro, pelos açorianos que, vindo das ilhas do Arquipélago dos Açores, Portugal, trouxeram na sua expedição a Imagem de Sant’Anna. Um dos objetivos desta data comemorativa é renovar a esperança de que a tradição açoriana seja perpetuada em Imbituba através das próximas gerações.

A cerimônia foi conduzida pelo fundador e presidente da Casa Açoriana Freguesia de Sant’Anna de Villa Nova, Ronaldo Augusto Pires. Fizeram parte da mesa diretora o vice-prefeito, Antônio Clésio Costa; o presidente da Câmara, Elísio Sgrott; o vereador Eduardo Faustina da Rosa; o representante da Casa Açoriana de Vila Nova, João Batista Dias; a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rafaela Pereira de Mello; a representante do IHGSC e presidente da Academia Desterrense de Literatura de Florianópolis, Vilca Marlene Merizio; o presidente da Casa dos Açores de SC, Sérgio Luiz Ferreira e o presidente do Núcleo dos Estudos Açorianos NEA-UFSC, Francisco do Vale Pereira.

O evento contou com apresentação musical, exposição de itens e objetos que representam a cultura açoriana, leitura de poesias e também homenagens. Foram homenageados: Almir Martins; a Casa Açoriana; a Freguesia de Mirim; a Assiart; a Superintendência de Cultura; o presidente da Casa dos Açores de SC, Sergio Ferreira; o presidente do NEA-UFSC, Francisco do Vale Pereira; a Acordi, a Igreja Vila Nova; a Igreja Mirim; a Igreja Sambaqui; a Sociedade Cultural Freguesia de Mirim, Geneval Fernandes; o Grupo Estrela do Sul; o vice-prefeito Antônio Clesio Costa; o presidente da Câmara, Elísio Sgrott; o vereador Eduardo Faustina da Rosa; a Secretária de Educação, Rafaela Pereira de Mello; a Superintendente de Cultura, Alessandra Santos; a representante do IHGSC, Vilca Merizio e Adelit.

(Galeria de Fotos Aqui)