Jornalistas Imbitubenses recebem homenagem em reconhecimento à obra literária que preserva a identidade do município

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 21/11/2023 20h01, última modificação 21/11/2023 20h01
Na segunda-feira, dia 20/11, aconteceu na Câmara de Vereadores a 39ª Sessão Ordinária, na qual foi entregue uma Moção de Congratulação, como forma de homenagem, às escritoras e jornalistas Emanuelle Querino Alves de Aviz, Helena Machado de Souza e Lorraine Amorim Corrêa. A Moção nº 10/2023 é de autoria do vereador Gilberto Pereira – Beto (PL).

Em 1º de dezembro de 2022, as jornalistas e escritoras lançaram um livro digital e interativo sobre os principais fatos históricos de Imbituba, desde quando ainda era apenas um local desconhecido. A obra digital, intitulada “Imbituba em 133 perguntas e respostas: guia das principais histórias e memórias sobre o município”, possui linguagem acessível e leitura objetiva.

Foi especialmente pensado para atingir desde crianças até adultos com diferentes graus de escolaridade. As organizadoras buscaram valorizar e registrar a história do município de Imbituba, bem como resgatar e preservar a sua memória cultural, produzindo um registro cronológico dos acontecimentos que envolvem a cidade. É composto por 133 perguntas e respostas divididas nos temas Colonização, História, Política, Geografia, Cultura, Economia e Baleia-Franca. Ainda inclui um fichamento com uma lista de mais de 100 obras de outros autores imbitubenses.

A obra é um relevante serviço prestado à cidade, trazendo toda história, cultura e tradição, dados sobre economia, política, geografia etc. O livro está disponível de forma totalmente gratuita e pode ser acessado pelo link: bit.ly/livroimbituba ou pelo site oficial do município de Imbituba www.imbituba.sc.gov.br, entre os banners de sua página inicial.

De acordo com as autoras o objetivo do e-book foi reunir em um só lugar uma revisão bibliográfica de memórias e fatos históricos em obras já publicadas sobre Imbituba, um índice prático reunindo os principais pontos em um só lugar, de acesso dinâmico e rápido. “Ou seja, o leitor pode clicar em qualquer tópico disponibilizado no sumário interativo e ir direto para o tema de interesse. Do mesmo modo, quando um assunto está relacionado a outro, é possível clicar em links de direcionamento para conteúdos complementares e fotografias”, acrescentam.

Também atende uma demanda de professores da rede municipal, por ser uma obra de leitura simples para trabalhar com estudantes. A publicação, além de ajudar a preservar a identidade cultural da região, serve como norte para pesquisas futuras, pois será útil como mapa de identificação de lacunas a serem preenchidas nos próximos registros históricos do município.