Soldado da PM, Alberto Rodrigues Neto, recebe moção de congratulação

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 23/08/2022 14h52, última modificação 23/08/2022 14h52
Durante a 27ª Sessão Ordinária, que aconteceu na noite de segunda-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Imbituba, foi entregue a Moção nº 5/2022 de congratulação ao Soldado da Polícia Militar, Alberto Rodrigues Neto, que integra o 34º Batalhão da PM do Estado de Santa Catarina. A moção foi de autoria dos vereadores Rafael Mello da Silva (PODEMOS), Leonir de Sousa (PODEMOS) e Thiago Rosa (PP).

Os vereadores realizaram essa moção por ato de bravura, já que em 29 de novembro de 2020, o soldado Alberto Rodrigues Neto foi ferido gravemente durante uma perseguição a um veículo com registro de furto, em uma operação de bloqueio da PM na BR-101, em auxílio à Polícia Rodoviária Federal. A viatura 2877, na qual estavam os soldados Correia e Alberto, foi posicionada de forma a parar o trânsito e abordar o veículo furtado, quando o soldado foi atingido pelo condutor que trafegava em alta velocidade na tentativa de escapar do bloqueio.

A tentativa de homicídio contra o policial militar deixou-o gravemente ferido e desde então, o mesmo continua em tratamento, tentando minimizar as sequelas do trágico episódio. Três homens foram presos, um deles, o condutor do veículo por tentativa de homicídio contra um policial militar. Para o soldado Alberto, os momentos chocantes e dolorosos do acidente ainda são sentidos diariamente em sua vida e durante esse longo período de recuperação (que ainda está em andamento), passou por delicadas cirurgias e necessita de acompanhamento médico regular.

As sequelas do acidente ainda são visíveis e limitam sua capacidade de exercer a sua atividade. O acidente traumático demandou uma recuperação lenta e paciente, envolvendo não só a própria vítima como também seus familiares. Sua recuperação iniciou com hospitalização imediata e cirurgias, ficou um mês e dez dias acamado, tendo retornado para a sua casa somente dois meses após o ocorrido, passando por posterior uso de andador, muletas e cerca de 100 sessões de fisioterapia.

O soldado Alberto voltou às suas atividades apenas em janeiro deste ano, prestando atendimento à Rede de Vizinhos da PM. Ao relatar sua longa recuperação, Alberto não pôde deixar de se emocionar e agradecer aos pais, irmãos e, especialmente à sua esposa, a qual dedica a força emocional necessária para superar esses momentos de dor e angústia.

Durante a 27ª Sessão Ordinária, o Major Marcelo Rodrigues, respondendo pelo comando do 34º Batalhão de Polícia Militar de Imbituba, agradeceu ao Presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba Elísio Sgrott e aos demais vereadores pela congratulação ao serviço policial militar, deixando registrado o reconhecimento especial ao trabalho do soldado Alberto Rodrigues Neto.

(Galeria de Fotos Aqui)