Casa Legislativa faz homenagem à Associação Cultural e Carnavalesca Mariscão da Zimba

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 02/04/2024 18h58, última modificação 02/04/2024 18h58
Durante a 9ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 01 de abril, no Plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba, uma emocionante entrega de Moção de Congratulação foi concedida à Associação Cultural e Carnavalesca Mariscão da Zimba. A Moção nº 21/2023 foi proposta pelo vereador Michell Nunes (PL) com o intuito de reconhecer e valorizar o notável serviço prestado por esta associação à comunidade imbitubense.

Fundada em 27 de maio de 2008, a Associação Mariscão da Zimba é uma entidade sem fins econômicos que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento do turismo, divulgar a rica cultura de base açoriana e afro, além de incentivar a gastronomia local. Não se limitando apenas a isso, a associação também desempenha um papel fundamental na prestação de serviços sociais e assistenciais à comunidade.

Ao longo de seus 14 anos de existência, a Associação Mariscão da Zimba vem realizando um trabalho exemplar na divulgação da Cultura de Base Açoriana em Imbituba, no estado de Santa Catarina, e em todo o país. Entre os projetos destacados estão o Artesanato com Identidade Cultural, as comemorações dos 270 anos da chegada dos Açorianos em Santa Catarina, o resgate das Lavadeiras da Praia do Porto de Imbituba, a promoção da Rota Açoriana e do Caminho dos Butiazais, além de sua participação no Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Reconhecida pela sua atuação, a Associação Mariscão da Zimba já foi agraciada com diversos prêmios e honrarias, incluindo o Troféu dos 180 Anos do Batismo de Fogo de Anita Garibaldi, o Diploma de Mérito Cultural da Academia Aila, o Troféu Mérito Cultural da Fundação de Cultura de Porto Belo/SC, Diploma de Mérito da Academia Catarinense de Letras, Prêmio Batalha Naval de Imbituba e Orgulhosamente Imbituba; entre outros reconhecimentos importantes.

A entrega desta Moção de Congratulação pela Câmara de Vereadores representa um ato significativo de valorização do trabalho e da memória cultural do município, destacando o compromisso e dedicação da Associação Cultural e Carnavalesca Mariscão da Zimba em promover a cultura e o desenvolvimento da comunidade local.