Maurilia Pires Augusto, de 101 anos, recebe Moção de Congratulação

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 23/02/2023 21h58, última modificação 23/02/2023 21h58
Maurilia Pires Augusto nasceu no dia 04 de abril de 1921, na comunidade de Guaiúba, à época pertencente à Laguna e hoje um bairro de Imbituba. Caçula das mulheres dentre 11 irmãos, cresceu com sua família em meio a muito trabalho e simplicidade rodeada dos filhos, netos e bisnetos e demais familiares e amigos. Seus pais tinham engenho de farinha, plantações de batata-doce, feijão, café, amendoim, entre outros produtos agrícolas. Os irmãos mais velhos foram para outras cidades ganhar o mundo e as mulheres ficaram em casa para ajudar na lida do dia a dia.

A homenageada vivenciou a revolta de 30, que passou por nossa região, Maurilia fala dos canhões na praia do porto, de sua mãe e as crianças indo de canoa para a comunidade de Canguerí, em Imaruí, para se refugiarem. Aos 20 anos casou-se com Pedro Thomé Augusto, que na época tinha 25 anos. Pedro trabalhava no moinho no Porto. Casaram-se e vieram moram em Vila Nova, hoje Campo de Aviação. Pedro já tinha um terreno e construiu uma casa e ali iniciaram suas vidas.

É a descendente de Açorianos da família Pires com mais idade, lúcida e saudável. Nos últimos tempos vem comemorando cada ano com muita alegria. Passa horas contando histórias, causos, versos rimados, ditados e as orações antigas. Atualmente, se reserva mais por casa com seus familiares, tendo hoje com ela sete filhos e dois adotivos, que são suas netas que criou como filhas. Tem 27 netos, 55 bisnetos e 18 trinetos. Maurília tem 101 anos de idade, prestes a completar 102 em abril deste ano. Por toda sua vivência, representatividade em sua comunidade, a vereadora Ireni José Ouriques (PSB) propôs a entrega da Moção de Congratulação, que foi recebida por Maurilia durante a 3ª Sessão ordinária que aconteceu na quarta-feira (22).