Moção de Congratulação reconhece Dona Dete pelos 50 anos de dedicação à frente da Lanchonete Rosana

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 17/04/2024 16h28, última modificação 17/04/2024 16h28
Na última segunda-feira, dia 15 de abril, o Plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba testemunhou um momento especial de reconhecimento e celebração. Foi entregue a Moção de Congratulação nº 1/2024, de autoria do vereador Michell Nunes, em homenagem a Nildete de Carvalho Oliveira, carinhosamente conhecida como Dona Dete, pelos 50 anos de dedicação à frente da Lanchonete Rosana, um marco na história do Município de Imbituba.

Os 50 anos de empreendimento não apenas representam uma conquista comercial, mas também contam uma história de resiliência, superação e compromisso com a comunidade. Tudo começou após a grande enchente de 1974, na cidade de Tubarão/SC, quando o casal Sérgio Duarte Oliveira e Nildete de Carvalho Oliveira decidiram mudar-se para Imbituba, motivados pela implantação da ICC – Indústria Carboquímica Catarinense. Foi então que adquiriram a Lanchonete Rosana, inaugurando-a em 24 de dezembro de 1974.

Inicialmente voltada para o público turístico, especialmente os surfistas que frequentavam a Praia da Vila, a Lanchonete Rosana logo se tornou um ponto de referência não só pela qualidade de seus lanches, sucos e vitaminas, mas também pela calorosa acolhida proporcionada por Dona Dete e sua equipe. Com a chegada de profissionais da ICC, a lanchonete expandiu seus serviços, passando a oferecer também almoço e jantar, suprindo uma demanda na época escassa na cidade.

O reconhecimento público do excelente atendimento veio rapidamente, quando em 1976 a Lanchonete Rosana foi agraciada com o primeiro lugar na categoria "Lanchonete" durante uma solenidade realizada no Jangadeiro. Além disso, a integração entre o estabelecimento e o município fortaleceu-se ainda mais através do apoio ao time de futebol de campo "3 de Outubro", que conquistou a Copa Arizona sob a liderança do Senhor Luiz da Farmácia.

No entanto, em 18 de maio de 1978, um trágico acidente na BR 101 interrompeu o sonho de prosperidade com o falecimento de Sérgio Duarte de Oliveira. Diante dessa adversidade, Dona Dete, então viúva aos 37 anos, com três filhos para criar, demonstrou uma determinação inabalável ao decidir continuar à frente do empreendimento. Desde então, ela tem mantido o legado da Lanchonete Rosana, sem perder um dia sequer de trabalho.

Os anos seguintes foram marcados por intensa dedicação, desafios e conquistas, com Dona Dete liderando com firmeza e perseverança. Reconhecida por sua gentileza, bondade, humildade, honestidade e exemplo de luta, ela se tornou um ícone para os trabalhadores locais, clientes e toda a comunidade de Imbituba e municípios vizinhos.

Além de seu impacto no cenário comercial, a Lanchonete Rosana também deixou sua marca na história cultural de Imbituba, sendo o local de nascimento de eventos como o "Sambão", posteriormente adotado pelo saudoso Senhor Nelson Figueiredo, além de contribuir para o surgimento do bloco "Vai Quem Pode" e da escola de samba "Império Central".

Hoje, aos 84 anos, Dona Dete é verdadeiramente uma vencedora e uma inspiração para todos, com meio século de dedicação e integridade à frente da Lanchonete Rosana. Seu legado é celebrado não apenas por sua família, mas por toda uma comunidade que reconhece e valoriza sua trajetória de vida exemplar.