Professora Cláudia Maria Carvalho de Souza recebe Moção de Congratulação

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 15/03/2023 14h17, última modificação 15/03/2023 14h17
Na noite de segunda-feira (13), nas dependências da Câmara Municipal de Imbituba, foi realizada a entrega da Moção de Congratulação para a Professora da Rede Municipal de Ensino, Cláudia Maria Carvalho de Souza. A moção foi de autoria do vereador Deivid Rafael Aquino (MDB).

No dia 10 de novembro de 2022, na Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos localizada no bairro Paes Leme, durante o horário do intervalo no período da manhã, enquanto as crianças estavam lanchando, um aluno chamado Enzo se engasgou com o lanche.

Ao perceber o desespero da criança e de todos que estavam presentes no momento, sem hesitar, a Professora Cláudia Maria foi em direção ao aluno e prontamente realizou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros que consiste em aplicar pressão no diafragma da pessoa para expelir pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. É importante salientar que a professora aprendeu a realizar essa manobra no curso que o Corpo de Bombeiros ministrou às professoras do município.

Felizmente, a manobra foi realizada com sucesso e Cláudia conseguiu a desobstrução das vias aéreas da criança, assim o salvando do engasgamento. A história dessa professora é um exemplo inspirador de como um ato de coragem e compaixão pode fazer toda a diferença na vida de alguém. E, do mesmo modo, ressalta a importância do conhecimento básico de primeiros socorros, pois isso pode salvar vidas em situações de emergência. É importante reconhecer e valorizar esses atos, pois nos lembram da capacidade que cada um possui de fazer o bem e ajudar o próximo.