SAMU recebe Moção de Congratulação pelos 12 anos de atividade no município de Imbituba

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 19/05/2023 15h04, última modificação 19/05/2023 15h04
Na 14ª Sessão Ordinária, que aconteceu no dia 15/05, os socorristas do SAMU receberam uma Moção de Congratulação pelos 12 anos de atividade, fazendo a diferença na vida das pessoas no município de Imbituba. A Moção 34/2022 é de autoria do Vereador e atual Presidente da Câmara Municipal, Bruno Pacheco (PSB).

Em setembro de 2022 o SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Imbituba, completou 12 anos de atuação no município, prestando um serviço de excelência em saúde pública que funciona 24 horas por dia em escalas de 12 por 36 horas. No município, o SAMU conta com oito funcionários efetivos e mais quatro funcionários do quadro de apoio (reservas), que prestam atendimento indiscriminado a toda população imbitubense.

O SAMU atende a todos os tipos de caso de urgência e emergência, desde pacientes obstétricas até acidentes de trânsito. Sua equipe especializada conta com condutores, socorristas e técnicos de enfermagem o que possibilita desde consulta médica, por telefone, antes do atendimento, quando do contato pelo telefone 192, ao atendimento pré-hospitalar em caso de acidente, com intervenção medicamentosa quando ela se faz necessária até o translado ao hospital.

Pelo serviço de excelência, a equipe do SAMU de Imbituba já foi premiada a nível regional e estadual com o título de melhor técnico de enfermagem e melhor condutor de veículo de emergência da região Sul (Bruno Marasca) e melhor técnico de enfermagem do Estado (Diego Souza), prêmios estes conquistados em 2019. Como se não bastasse a atuação de destaque do SAMU de Imbituba, a equipe ainda realiza um brilhante trabalho de educação social, através de palestras e treinamentos de primeiros socorros em empresas e escolas da região.

“Só quem precisou de atendimento tem a devida noção da importância deste serviço na vida das pessoas. Imbituba deve muito ao SAMU e este reconhecimento passa pela merecida homenagem que ora nossa Casa Legislativa, através de Moção, propõe, uma forma simbólica de agradecer a estes profissionais da vida pela dedicação, pela entrega e atuação, muitas vezes heroica, a serviço da nossa população”, justifica o Vereador Bruno.