Vereadores realizam Moção de Apelo para que sejam mantidos os leitos de UTI em Imbituba e Região

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 31/03/2023 16h38, última modificação 31/03/2023 16h38
Na 8ª Sessão Ordinária, que aconteceu na última segunda-feira (27), foi aprovada a Moção nº 11/2023, uma moção de apelo feita pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Imbituba ao Governador do Estado de Santa Catarina Jorginho dos Santos Mello para que o mesmo efetue a renovação do convênio do Governo do Estado com os Hospitais da Região Sul, em especial com o Hospital São Camilo de Imbituba.

O Hospital São Camilo implantou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a princípio destinados exclusivamente para dar suporte à pandemia da Covid-19. Em março de 2022, com a comprovação da efetividade do serviço da UTI, o Hospital conquistou a habilitação no Ministério da Saúde e tornou-se UTI Geral, com oito vagas. Todas essas conquistas somente foram possíveis por possuir uma UTI em funcionamento e pela celebração do convênio firmado com o Governo Estadual.

No entanto, esse convênio foi encerrado e não foi renovado até o presente momento, causando grande preocupação a toda a população de Imbituba e região que dependem do serviço público de saúde. Conforme justificativa da moção, os vereadores afirmam que os benefícios da Unidade de Terapia Intensiva para o município e região são inúmeros, milhares de vidas têm sido salvas desde a inauguração dos leitos de UTI, no período de pandemia, e também pós-pandemia.

“Não faltam motivos para mantermos a Unidade em pleno funcionamento que é tão importante para o cuidado dos catarinenses. A UTI de Imbituba já atendeu pacientes de vários municípios do Estado, sendo indispensável e essencial a manutenção do convênio para um atendimento público e de qualidade a todos, em especial aos munícipes de Imbituba e região”, relatam os vereadores.

Os vereadores ainda ressaltam que há informação de que outros leitos de UTI da região também podem ser fechados, como por exemplo: 10 leitos da cidade de Laguna e 20 leitos da cidade de Criciúma. Isso certamente causará uma superlotação dos leitos de UTI em outros municípios e, consequentemente, ocasionará uma deficiência de atendimento de urgência resultando em óbitos que poderiam ser evitados com a manutenção de todos os leitos de UTI da região.