Bruno Pacheco

por Câmara Municipal de Imbituba publicado 04/01/2021 16h50, última modificação 07/02/2023 17h59

Bruno Pacheco da Costa, nasceu em 18 de maio de 1990 (33 anos), é neto de Ademir Rosa da Costa (em memória) e Marilene Pacheco da Costa. Desde muito jovem acompanhava seu avô às reuniões de movimentos sociais, associações, conselhos municipais, em atividades partidárias e durante as campanhas eleitorais, tendo descoberto assim, a importância e o gosto pela política.

Empreendedor e Analista de Sistemas, é formado em Sistemas de Informação e Técnico em Informática.

Foi secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Imbituba, colaborando em muitos projetos, entre eles a implantação do Protocolo Online, Ouvidoria, Sistema de Ponto Biométrico, Espaço Cidadão, Sistema de Gerenciamento de Filas, Reforma do Museu e Correio do Mirim e com o Projeto Defesa Civil na Escola.

Nas eleições de 2020, em sua primeira candidatura, foi o vereador eleito mais jovem e o mais votado com 862 votos.

Na Câmara de Vereadores defende, desde que assumiu, uma Imbituba sustentável, inteligente e conectada, utilizando a tecnologia e inovação para melhoria dos serviços públicos, mais oportunidades para os jovens, valorização dos funcionários públicos e professores, mobilidade urbana e a causa animal.

Em seus primeiros dois anos de mandato, apresentou importantes projetos transformados em Lei como a implantação do Programa Farmácia Solidária, a instituição da Semana Municipal de Conscientização da Importância da Saúde Bucal e da Semana Municipal de Conscientização sobre os Direitos dos Animais Domésticos e Silvestres, o Projeto que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais, a Lei que promove a adaptação de brinquedos e equipamentos dos parques de diversões, para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e a Lei que instituiu a Campanha Permanente de Educação e Combate à Violência contra a Mulher.

Algumas propostas do vereador durante esse período se transformaram também em Lei, como a que instituiu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares nas sessões da Câmara Municipal de Imbituba, a que instituiu o Programa Emergencial de Crédito Juro Zero e a que tornou obrigatória a gravação em áudio e vídeo de processos licitatórios da Prefeitura de Imbituba e sua transmissão ao vivo.

Outras Indicações não menos importantes e que foram atendidas pela municipalidade foram o fornecimento gratuito de absorventes íntimos nos postos de saúde e escolas de Imbituba, a ampliação da estrutura do Centro de Bem Estar Animal, a implantação de parquinho com brinquedos, no bairro Vila Esperança, a instalação de uma quadra de grama sintética no CAIC, onde as obras devem começar em breve, a reforma do Museu da Baleia Franca Manoel Rosa, a pavimentação com lajotas e drenagem pluvial na Rua Monte Alegre no bairro Vila Alvorada, e a implantação de Trevo Alemão no acesso aos bairros de Vila Alvorada (Aguada) e Village e a inclusão do ensinamento de Robótica; as aulas iniciaram em 2022 em parceria com o IFSC de Garopaba.

Em 2021, o vereador entregou emenda parlamentar no valor de 100 mil reais enviada pelo Deputado Federal Rodrigo Coelho, atendendo a pedido do parlamentar. Bruno foi também autor de emenda ao Plano Plurianual - PPA (2022-2025) que acrescentou 200 mil reais para a manutenção do Centro do Bem Estar Animal, 150 mil reais para Eventos Culturais e 100 mil reais em apoio ao Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leituras e Literaturas.

Em 2022, o vereador do PSB recebeu o prêmio Top de Mídia, na categoria de Vereador mais lembrado de Imbituba.

Bruno Pacheco nestes dois primeiros anos de atividade política também trabalhou e cobrou a valorização dos servidores públicos o que culminou com o Novo Plano de Cargos e Salários, recentemente implementado pela Prefeitura Municipal.

O mandato popular do vereador do PSB promoveu ainda, no período, reunião para debater a lei que reserva aos negros e portadores de deficiências vagas oferecidas nos processos seletivos e concursos públicos promovidos pelo Poder Executivo e Legislativo e organizou Audiência Pública sobre o leilão de lotes marítimos para extração de petróleo em nossa costa. Também encaminhou Moção de repúdio à Agência Nacional do Petróleo, em razão do leilão das áreas localizadas na bacia de Pelotas.

Em 2023, o vereador Bruno Pacheco da Costa foi eleito vice-presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba.

Bruno Pacheco

Bruno Pacheco da Costa

: PSB
: 18/05/1990
: 32551733
: 88780000
: Rua Ernani Cotrin, 555
: 88780000
: Ativo
:
Partido * Data de filiação * Data de desfiliação
/ /   / /  
  • 16ª Legislatura (2021 - 2024) (Atual)