Léa de Oliveira Lopes

por Câmara Municipal de Imbituba publicado 19/07/2016 18h53, última modificação 19/07/2016 18h53

Léa de Oliveira Lopes (PSD) tem 30 anos de vida pública. O início deu-se em 1982, quando seu marido, Jerônimo Lopes, assumiu o Poder Executivo do município; Léa começou a trabalhar incansavelmente ao lado dele, reescrevendo o papel de primeira-dama na cidade de Imbituba. Investida de seu papel social e político no município, deu prioridade à valorização do ser humano e da família, criando toda uma estrutura que até então não existia no município: direcionou ações e políticas públicas de incentivo e amparo à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso. Ao longo de seis anos, agrupou profissionais e criou uma consciência do bem-estar social na região de Imbituba.
Com seu trabalho exemplar na área social, e novamente como primeira-dama, em 1994, assumiu paralelamente a Secretaria Municipal de Saúde. Foi quando, então, desenvolveu ações integradas na área da saúde e social, visando sempre o bem-estar comum e a garantia dos direitos básicos do povo imbitubense.
Em 2004, num projeto político mais amplo, sempre pensando no futuro do município onde nasceu, concorreu ao cargo de vice-prefeita ao lado de uma nova liderança, José Roberto Martins, o que resultou em duas eleições vitoriosas. Em 2007, reassumiu a Secretaria Municipal de Saúde, na qual promoveu uma reestruturação física e de atendimento, sempre buscando o melhor para os cidadãos imbitubenses. Enquanto secretária, algumas de suas ações recebem destaque pela relevância e satisfação social, tais como: o Programa Cultivando Afetos, pelo qual os pacientes de TFD (Tratamento Fora do Domicílio) recebem lanches nas viagens; a construção do CEGES, Centro de Educação e Gestão, um auditório com 120 lugares para treinamentos e estudos; a criação do CEREM, Centro de Referência da Mulher; a reforma total da Unidade Central de Saúde, transformando-a em Policlínica, através de Emenda do deputado Paulo Bornhausen; e a elaboração e distribuição de um manual para todas as famílias de Imbituba, através do qual puderam receber orientação sobre a utilização adequada do SUS. Ao longo de todos esses anos de árduo trabalho pela comunidade, a família sempre foi sua prioridade. E, como todas as mulheres aguerridas, a atual representante do Poder Legislativo sempre fez de seu lar uma referência para todos que a cercam.
Nascida em 7 de fevereiro, Léa de Oliveira Lopes é filha de Enio Mario de Oliveira e Izeni Cardoso de Oliveira. Casada com Jerônimo Lopes, com quem tem três filhos: Gabriella, Bruno e Letícia. É funcionária pública estadual concursada desde 1982, exercendo, atualmente, o cargo de consultora educacional.

Léa de Oliveira Lopes

Léa de Oliveira Lopes

: PSD
: 01/01/1980
: 4832551178
: 88780-000
: Rua Ernani Cotrin, 555 - Centro
: 88780-000
: Inativo
:
Partido * Data de filiação * Data de desfiliação
/ /   / /  
  • 14ª Legislatura (2013 - 2016)