Convite para a celebração do Dia do Imigrante Açoriano em Imbituba, e demais eventos da Semana do Imigrante Açoriano

por Câmara Municipal de Imbituba — publicado 04/08/2023 17h45, última modificação 04/08/2023 18h37
O município de Imbituba se prepara para honrar suas raízes culturais açorianas por meio de uma série de eventos significativos em comemoração ao Dia do Imigrante Açoriano da cidade de Imbituba. Um convite especial é estendido a todos os cidadãos para participar desta celebração marcante.

Dia do Imigrante Açoriano da cidade de Imbituba

A Solenidade em Comemoração ao Dia do Imigrante Açoriano da cidade de Imbituba, um evento emblemático, está agendada para ocorrer em 9 de agosto de 2023, às 19h30min, no plenário da Câmara Municipal de Imbituba. O evento está sendo organizado pela renomada Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova, e pela Sociedade Cultural da Freguesia de Mirim.

A Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova recentemente recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Municipal na Sessão Solene em Comemoração ao 65º Aniversário de Emancipação do Município de Imbituba, e também neste mesmo ano foi declarada como entidade de utilidade pública pela Lei Ordinária 5406/2023 de 17/05/2023.

Além da cerimônia principal, a Semana do Imigrante Açoriano será marcada por uma série de eventos culturais notáveis:

Seminário Prosa Açoriana: Imigração em Terras de Sant'Anna - Em 10 de agosto de 2023, a partir das 19h30min, o Auditório do Teatro Usina, localizado na Avenida Dr. João Rimsa, no Centro de Imbituba.

Sábado Mais - Mostra Açoriana e Apresentações Folclóricas - No dia 12 de agosto de 2023, das 10h às 17h, o calçadão da Rua Nereu Ramos, no coração de Imbituba, será transformado em um vibrante cenário cultural. Os visitantes poderão explorar uma cativante Mostra Açoriana e se deleitar com apresentações folclóricas que destacam a rica herança do povo açoriano.

3º Folclore na Praça - O ponto culminante da celebração ocorrerá em 20 de agosto de 2023, às 14h, na encantadora Praça Sant'Anna do Mirim. Este evento promete uma tarde repleta de performances folclóricas autênticas que proporcionarão uma experiência imersiva nas tradições açorianas.

Os cidadãos de Imbituba e todos os interessados em mergulhar na história e na cultura açoriana estão convidados a participar desses eventos significativos, que não apenas celebram o passado, mas também enriquecem o presente com as riquezas culturais desta comunidade vibrante. É uma oportunidade imperdível de conectar-se com as raízes profundas que moldaram a cidade de Imbituba.