Bombeiro Militar e Surfista Moa Soares recebe Moção de Congratulação

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 02/12/2022 12h32, última modificação 02/12/2022 12h32
Durante a 40ª Sessão Ordinária, que aconteceu na terça-feira (29), o Bombeiro Militar e Surfista Rodrigo Soares dos Santos (Moa Soares), recebeu uma Moção de Congratulação por ser um imbitubense que vem se destacando há anos em suas profissões. A moção foi de autoria dos vereadores Gilberto Pereira (PL), Michell Nunes (PL) e Valdir Rodrigues (PSD).

Rodrigo Soares dos Santos, mais conhecido por Moa Soares, nascido em Imbituba, tem 38 anos e é filho de Ivonete Ferreira Soares e Júlio Francisco dos Santos. Moa iniciou no surf com 11 anos de idade, comprou sua primeira prancha de surf vendendo picolé. Aos 14 anos de idade começou a participar de competições e venceu os seus primeiros campeonatos surfando com pranchas emprestadas.

Com 18 anos de idade Moa já era campeão imbitubense Mirim, Júnior e Open. Aos 19 anos se tornou surfista profissional, porém com 20 anos sua carreira foi interrompida por ter sofrido uma grave lesão no joelho. Apesar de todas adversidades, Moa foi campeão universitário, campeão brasileiro universitário por equipe e campeão sul catarinense amador. Durante a sua trajetória ficou no Top 16 do catarinense profissional, foi terceiro colocado no circuito Latino Americano Profissional que aconteceu na Argentina em 2008, sendo destaque da competição e o melhor atleta brasileiro.

No ano de 2020, Moa foi o quarto melhor master do Brasil, e nos últimos anos vem vencendo uma série de eventos estaduais e nacionais nas categorias open e master. Em abril deste ano Moa conquistou mais duas vitórias, sendo campeão na etapa do Circuito Paulista de Surf Militar, nas categorias open e master, na praia de Itamambuca, em Ubatuba/SP.

Atuou como professor de Educação Física, durante seis anos, deu aulas nos projetos sociais da Prefeitura Municipal de Imbituba, e também nas escolas das redes municipais e estaduais de ensino. Em 2013 prestou concurso para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e foi aprovado. Em seu terceiro ano de Bombeiro Militar, Moa foi promovido a CABO BM Soares por ato de bravura por ter evitado, juntamente com outro bombeiro militar, um suicídio. Atualmente Moa exerce duas profissões na qual tem muito orgulho: Bombeiro e Surfista. O cidadão Rodrigo Soares dos Santos deixa registrado que é muito grato a todos que de alguma maneira contribuíram e seguem contribuindo em sua história.