Centro de Referência da Mulher (CEREM) recebe Moção de Congratulação pelos 15 anos de história

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 27/10/2023 19h03, última modificação 27/10/2023 19h03
A Moção nº 34/2023, de autoria do vereador Elísio Sgrott (PP), foi entregue às representantes do Centro de Referência da Mulher (CEREM) na última segunda-feira, dia 23/10, na 36ª Sessão Ordinária. A Moção de Congratulação é uma homenagem aos 15 anos de história e de serviços prestados pelo CEREM no município.

O CEREM completou 15 anos de história no último dia 04 de junho de 2023, o mesmo foi constituído com o objetivo de executar políticas públicas para garantir a saúde integral da mulher com ações educativas, preventivas, assistenciais, diagnóstico, tratamento e recuperação. A equipe é composta de: 3 médicos, sendo 2 ginecologistas/obstetras, e 1 ginecologista. 1 enfermeira e 1 técnico de enfermagem. 1 nutricionista, 1 psicóloga, 1 assistente social (coordenadora), 1 serviço geral e 2 estagiárias.

O Centro de Referência da Mulher presta atendimento mensal de aproximadamente 1200 mulheres, oferecendo os seguintes serviços: consultas ginecológicas e obstétricas, terapias psicológicas, consultas com nutricionista, consultas de enfermagem, citopatológico (preventivo), testes rápidos, atendimento social (acolhimento, encaminhamento, orientações). Realizam os procedimentos de: colposcopia, biópsia do colo de útero, vulva e vagina, colpo+biópsias, cauterização do HPV, retirada e colocação de DIU de cobre, drenagem da glândula de Bartholin e Skene, citopatológico.

Além disso, também exercem atividades extras, com grupos de mulheres: Psicoterapia, Reeducação alimentar – GRAL; Depressão e ansiedade; Tecendo a Gratidão (pessoas acometidas pelo câncer); Costurando Afetos, terapia ocupacional; Climatério/ menopausa; Gestantes; Fisioterapia Pélvica; Palestras em empresas e escolas nos meses de Outubro Rosa e Novembro Azul.

O CEREM é parte integrante do desenvolvimento do município de Imbituba, trabalhando para a saúde das mulheres, integração social e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.