Em atendimento a requerimento, Secretário Municipal de Infraestrutura presta informações sobre a execução da obra no Acesso Sul do município

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 11/12/2023 21h45, última modificação 11/12/2023 21h45
Durante a 42ª Sessão Ordinária, que aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba, na noite de quinta-feira, dia 7/12, fez uso da Tribuna o Secretário Municipal de Infraestrutura, Ronaldo Gonçalves Júnior, em atendimento ao Requerimento nº 072/2023, o mesmo prestou informações sobre a execução da obra no Acesso Sul do município.

O Requerimento nº 072/2023, de autoria do vereador Elísio Sgrott, solicita informações sobre a Obra de Revitalização e modernização do Acesso Sul, na Avenida Renato Ramos da Silva e Avenida 21 de Junho, contemplando revitalização, duplicação de trecho, construção de ciclovia e interseções com os bairros. A obra do acesso sul de Imbituba foi iniciada dia 13 de novembro de 2023. O valor do Convênio é de R$ 17.600.000,00 (dezessete milhões e seiscentos mil reais).

Segundo o requerimento, pela Avenida Renato Ramos da Silva e Avenida 21 de junho, circulam cargas pesadas, logo, a fiscalização por parte dos Engenheiros designados pelo Poder Executivo, requer muita atenção, para que a obra seja executada de forma correta, conforme o planejado, licitado e contratado, para que a obra tenha uma vida útil normal e duradoura dentro dos parâmetros técnicos da engenharia.

Em explicação, o secretário disse que a empresa contratada iniciou com a fresagem do trecho e posteriormente colocação da capa asfáltica, porém no dia 15/11, após fiscalização da obra pelos engenheiros da Prefeitura, foi constatado o desacordo entre execução e projeto, em relação a espessura da fresagem e recapagem. De acordo com o projeto era para ser retirado 10 cm do asfalto antigo, com recapagem de 11,5 cm divididos em duas etapas, a primeira de 6,5 cm e a segunda de 5 cm.

Após reunião dos fiscais e corpo técnico da empresa, ficou acordado que dali para diante, seria seguido o que consta no projeto, deixando o trecho já feito sobre análise posterior de ensaios de laboratório da camada já executada. No trecho seguinte foi iniciado o procedimento de forma correta, no entanto conforme explicou Ronaldo, a recuperação asfáltica de uma via com trânsito livre, deve ser executada em partes obedecendo às normas de engenharia “o trecho fresado, deve ser recapeado no mesmo dia, não sendo executado no mesmo dia, o trânsito deve ser interrompido visando a proteção da base”, relatou.

Todavia, não foi obedecido pela empresa, gerando uma nova problemática na obra, uma vez que o projeto não prevê recuperação da base, iniciando assim uma nova discussão entre empresa e fiscalização, ou seja, de quem seria a responsabilidade pelo ônus causado. A empresa assumiu sua parte nos danos e a Prefeitura outra parte, sendo esta de menor quantidade, pois são oriundas de pontos da via, onde já havia comprometimento da base, devido a degradação profunda da capa de asfalto. Em reunião dia 06/12, entre todos os responsáveis pela obra, a empresa se comprometeu em reiniciar a obra no dia 07/12, dando os andamentos de acordo com o projeto e exigências dos fiscais.