Lane Maria Prates Goulart é homenageada pela Câmara de Vereadores de Imbituba

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 27/10/2023 19h01, última modificação 27/10/2023 19h01
Na segunda-feira, dia 23/10, nas dependências da Câmara de Vereadores, durante a 36ª Sessão Ordinária, foi entregue uma Moção de Congratulação para Lane Maria Prates Goulart em reconhecimento pelo trabalho e dedicação à comunidade. A Moção nº 31/2023 foi proposta pelo vereador Humberto Carlos dos Santos (PSB).

Lane Maria Prates Goulart, filha de Alvaro Prates e Irene Pittigliani Prates, nasceu em 14 de Maio de 1941. Foi casada com Egídio de Oliveira Goulart (in memoriam) por 53 anos com quem teve dois filhos; Alexandre e Rodrigo e quatro netos: Artur, Henrique, Sara e Maria Eduarda. Iniciou no magistério como professora em 1964, no grupo escolar Engenheiro Álvaro Catão. Além de lecionar no primário nas turmas de 1ª a 4ª série, ainda dava aula gratuitamente de educação religiosa na mesma escola para todas as séries.

Formada também em História e Geografia atuou como professora no Colégio Estadual Eng. Annes Gualberto e também, mais tarde, pediu remoção para Escola de Educação Básica Henrique Lage na qual se aposentou há 34 anos. Lane foi idealizadora e fundadora da Casa de Repouso Imaculada Conceição, na qual é voluntária através da Associação Lanche da Amizade, onde ocupou o cargo de secretária durante 32 anos.

Recebeu algumas homenagens, como na sessão solene da Câmara de Vereadores, no ano de 2006, com a Medalha de Honra ao Mérito, pelo vereador Jaison de Souza. Também quando a escritora Nilza Oliveira, membro da Academia de Letras de Imbituba, em seu livro, homenageou Lane, a qual foi sua professora no grupo escolar Engenheiro Álvaro Catão dizendo: “Dona Lane, uma mulher de grande coração, é conhecida pela comunidade como caridosa, professora dedicada e organizada.”

Para seus alunos Lane era considerada como uma segunda mãe, levava lanches para eles e todos os fins semanas convidava três alunos para almoçar na sua casa. Tinha grande carinho por todos e não importava quem era, não tinha distinção de pessoas. Quanto a atuação nas atividades religiosas, Lane faz parte do Movimento de Irmãos, liturgia, Congregação Mariana, é secretária do Conselho de Pastoral Comunitário (CPC), também é festeira da Festa da Padroeira de Nossa Senhora Imaculada da Conceição e colabora com a Cáritas e outras entidades procurando sempre ajudar as pessoas.