Presidente da Câmara e Vereadores participam de evento no qual o Governo autorizou o repasse de R$ 17,6 milhões para revitalização do Acesso Sul de Imbituba

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 13/11/2023 16h57, última modificação 13/11/2023 16h57
Na terça-feira, dia 07/11, nas dependências da Casa d’Agronômica, o governador Jorginho Mello assinou o convênio que autoriza o repasse de R$ 17,6 milhões para as obras de revitalização da Avenida Renato Ramos da Silva, o Acesso Sul de Imbituba. Além disso, Imbituba recebeu o repasse de mais R$ 2 milhões para a pavimentação e drenagem pluvial da Avenida Central da Praia do Rosa, em seu trecho final, localizado no bairro Ibiraquera. Participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores Leonir de Sousa e os vereadores Elísio Sgrott, Humberto dos Santos, Michell Nunes, Rafael Mello e Thiago Rosa.

Atualmente cerca de 87% das cargas movimentadas no Porto de Imbituba advém dos acessos Sul e Norte do Município, sendo necessárias intervenções em ambas as vias que possam garantir o atendimento da movimentação portuária ao longo dos próximos anos.

A recuperação estrutural do Acesso Sul tornou-se prioritária com as perspectivas de intervenção e duplicação do Acesso Norte, que acarretará em maior fluxo de veículos ao Acesso Sul durante a execução de suas obras. Os recursos para essa obra serão transferidos dos dividendos financeiros do Porto de Imbituba. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e a SCPar também integram o convênio celebrado com a Prefeitura de Imbituba, que será a responsável pela execução da obra.

De acordo com divulgação da Prefeitura Municipal, as obras de revitalização e modernização do Acesso Sul já têm data para iniciar. Os responsáveis pela empresa Qualidade, vencedora do processo licitatório, garantiram o início dos trabalhos nesta segunda-feira (13). O comunicado foi feito em reunião na sede da Prefeitura de Imbituba.

Ficou definido que as obras começarão a partir do trevo de acesso à cidade, no bairro de Vila Nova. Como a Avenida Renato Ramos da Silva é uma via muito movimentada, a empreiteira decidiu trabalhar em uma das pistas. A outra servirá para o tráfego de veículos. Neste momento, não estão previstos desvios no trânsito, mas, a possibilidade não está descartada à medida que haja o avanço da obra.