Projeto "Naninhas do Bem Imbituba" recebe homenagem da Câmara de Vereadores

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 12/07/2023 18h35, última modificação 12/07/2023 18h50
Na segunda-feira, dia 10/07, no Plenário da Câmara de Vereadores, durante a 23ª Sessão Ordinária foi entregue uma Moção de Congratulação ao Projeto "Naninhas do Bem Imbituba" em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelas voluntárias no município. A Moção nº 4/2023 foi de autoria da vereadora Rosiane da Silva Costa (PSB).

O Projeto Naninhas do Bem nasceu no interior de São Paulo e aos poucos foi se espalhando pelo Brasil. Em Imbituba, o projeto surgiu em 28 de setembro de 2019 através da voluntária Vanessa Miguel, que na época era família acolhedora. Vanessa fez para uma das crianças acolhidas uma naninha em crochê. A criança que recebeu ficou tão feliz que a voluntária teve a ideia de levar essa alegria para mais crianças, porém a confecção de naninhas de crochê demandaria muito tempo.

Foi então que Vanessa pesquisou na internet por formas mais rápidas de fazer uma naninha, até que encontrou o Projeto “Naninhas do Bem” que já existia em outras cidades do Brasil. Ela entrou em contato com algumas coordenadoras desses projetos já existentes e decidiu trazer para Imbituba a ideia, sendo batizado como "Naninhas do Bem Imbituba ".

A naninha é uma espécie de boneco que a criança se agarra para dormir. Elas são entregues em hospitais ou em associações que atendem crianças em situações de vulnerabilidade social, todas confeccionas por voluntárias. O desejo é proporcionar a criança e adolescente em tratamento, carinho e aconchego, levar até eles uma companhia nos momentos de dificuldades e incertezas, além de ressignificar o carinho e o afeto. Todo trabalho é de voluntárias e todo material utilizado na confecção é fruto de doações ou de campanhas que as voluntárias realizam, tais como: brechó, rifas e venda de artesanatos. Tudo é feito com tricoline 100% algodão e fibra siliconada antialérgica.

Durante a pandemia o projeto também confeccionou máscaras que foram entregues para o pessoal da construção civil, clínicas de reabilitação e aldeia indígena. Dentro do projeto existem outros dois projetos que são: “Almofadas do Coração” para mulheres com câncer e “Feijões do Conforto” para bebês que estão nas UTI's neonatais. O “Naninhas do Bem Imbituba” também manteve durante um ano um projeto na rádio onde os assuntos abordados eram violência contra a mulher, abuso infantil, inclusão social e muitos outros, o programa contava com a presença de profissionais da área do assunto abordado.

“Naninhas do Bem Imbituba” conta hoje com 14 voluntárias que materializam todo seu amor e carinho através da confecção das naninhas. Esse projeto é uma via de mão dupla onde as crianças são beneficiadas e as voluntárias também, pois muitas relatam a diminuição do uso de medicamentos para ansiedade e depressão.