Sessão Solene comemora 65 anos de emancipação político-administrativa de Imbituba

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 30/06/2023 17h35, última modificação 05/07/2023 16h38
No último dia 21/06, quarta-feira, foi realizada a Sessão Solene, promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, em comemoração aos 65 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Centro. Durante a solenidade foram concedidos os títulos de Cidadão Honorário de Imbituba, as medalhas de Honra ao Mérito Municipal e a medalha Henrique Lage.

Foi um momento de reflexão, reconhecimento e valorização da identidade e do desenvolvimento alcançados ao longo desses 65 anos. Neste ano, um dos momentos mais especiais da sessão, que teve como tema “Celebrar a história é pensar o futuro”; foi o lançamento da Cápsula do Tempo, na qual foram depositadas cartas, escritas pelos vereadores, suplentes que já ocuparam a cadeira como vereadores, vereadores e suplentes da Câmara Mirim; que descrevem os desejos para os próximos 20 anos da cidade de Imbituba.

A Sessão Solene foi marcada por um clima de emoção e união, no qual os presentes puderam compartilhar suas histórias, experiências e memórias relacionadas ao município. Ao final do evento, ficou evidente que a comemoração dos 65 anos de emancipação político-administrativa do município representou muito mais do que uma simples data no calendário. Foi um momento de celebração da identidade local, de reconhecimento dos esforços coletivos e individuais que moldaram a trajetória da cidade e de renovação do compromisso em construir um futuro ainda mais próspero e promissor.

A Sessão Solene reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil e cidadãos para celebrar esse marco histórico na trajetória do município. Compuseram a mesa o Presidente da Câmara de Vereadores, Leonir de Sousa; o Prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior; o Secretário de Estado de Portos e Aeroportos e Ferrovias, José Roberto Martins; o Secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck; a Representante do Movimento Negro, Célia David da Silva; o Deputado Federal Daniel Costa de Freitas; o Deputado Estadual Camilo Martins; o Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Imbituba, João Bastos Nazareno dos Anjos; o Comandante do 34º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Luís Carlos Cruz dos Santos; o Delegado de Polícia Civil, Juliano Baesso e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Edivaldo Antônio de Mello Machado.


 Clique Aqui - Imagens da Sessão Solene


Medalha Henrique Lage

 Associação de Mães Amigas das Gestantes e Idosos (AMAGI)

Valdete Rocha Francisco fundadora da APAE de Imbituba e incentivadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Título de Cidadão Honorário de Imbituba

Ana Jandira Nascimento Gonçalves, André Corrêa Oenning, Antonio Carlos Luiz, Carina Genovez Ferreira, Claudia Guimarães Pacheco Borges, Daniel Freitas, Eliane Teresinha Leal do Nascimento, Juliano Orildo da Anunciação, Júlio César Simon, Leonardo Luiz da Silva, Luis Carlos Cruz dos Santos, Marlon Testoni Batisti, Michel George Avelino, Nazareno Setembrino Martins, Nelson Miranda, Otaviano Adenilton Fernandes de Carvalho, Silvio Dreveck, Stela Lane Napoleão, Vanilda Miguel da Rosa e Vinícius dos Santos Figueiredo.

Medalha de Honra ao Mérito Municipal

Anderson Teixeira, Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba – AMAI, Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova, Cassio Luiz de Souza, Cláudio Roberto Vicente, Escola Adventista de Imbituba, Estafados Vanessa, Jean Carlos Nunes, Leda Soares, Lumma Construções Ltda, Otacílio Favero de Souza (in memorian), Refisa Indústria e Comércio de Sal Ltda, Rivelino João Castro, Stephan de Melo Sena (in memorian), Targino Henrique de Souza, Vanio Vieira Junior, Vitor Teixeira, Wagner Pires e Zilda Barbara Darcy Andrade.

 Medalha de Honra ao Mérito Municipal

Adelaide de Aguiar Bento, Ademir Nascimento Floriano, Adriana da Silva Santos, Adriana Pereira Fornasa, Adriane Ondina da Silva de Souza, Altair Soares Querino Canto, Clarissa David Cardoso Liduino, Cleusa Gabriel dos Santos, Cristiane Tokarski Espezim, Daniel Henrique De Sa, Edinei de Oliveira, Edison Luis da Silva, Eliane Teresinha Leal do Nascimento, Evaldo Alves Rosa, George Wiliam dos Santos, Herculano Carpes, Jane Rose Martins, Janne Ramos De Souza, Jaqueline Costa Fernandes Alves, Jeruzia Pires, Joao Carlos Rocha, Joaquim Floriano, Juacema Gomes dos Santos Mello, Katia da Silva, Lenice da Silva Goncalves, Magali Aparecida Vieira, Manoel Jose de Souza, Maria Aparecida Cardoso, Maria Conceição Fernandes Correa, Maricelma Vieira de Souza, Marlene Machado de Carvalho Tim, Michele Ferreira da Silva, Nadia Aparecida Miguel de Abreu, Pedro Manoel de Souza, Raquel Terezinha Duarte Inacio, Rozenilda Matos Rodrigues da Rosa, Sandra Regina Souza de Avila, Sergio Coelho, Silvio Soares, Terezinha Damazio, Vanderlea Duarte Querino, Vanio Mario Laurentino e Vera Lucia Vieira.