Tribuna Livre é utilizada para reforçar a importância dos serviços prestados pelo Centro de Referência da Mulher – CEREM

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 09/10/2023 15h10, última modificação 09/10/2023 15h09
Na noite de segunda-feira, dia 02/10, durante a 33ª Sessão Ordinária que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Imbituba, fez uso da Tribuna Livre Bárbara Seibel dos Santos para falar sobre o tema "Centro de Referência da Mulher – CEREM". Com a Casa Legislativa lotada, estavam presentes na audiência representantes do Centro de Referência da Mulher, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba, Conselho Municipal de Saúde, ACIM Mulher e Núcleo Espiritual Casa de Adonai.

Durante sua fala, Bárbara Seibel dos Santos que é natural de Concórdia, mas mora em Imbituba desde 2018, contou sua história desde quando foi diagnosticada com câncer, aos 36 anos de idade. Bárbara foi a quinta pessoa de sua família a desenvolver a doença e a primeira a entrar em remissão.

Conforme Bárbara, hoje existe uma estimativa mundial de que 1 em cada 5 pessoas vai vir a desenvolver câncer. “No ano de 2020 foram diagnosticados 19,3 milhões de casos de câncer, dos quais 10 milhões vieram a óbito. Por isso, se faz tão necessário contarmos com abordagem, assuntos que falem sobre prevenção e tratamentos integrativos e humanizados”, salientou.

Bárbara também falou sobre a importância dos serviços prestados pelo Centro de Referência da Mulher – CEREM de Imbituba. “Ao chegar no CEREM eu conheci uma outra realidade de atendimento dentro do nosso município, onde fazem trabalho de prevenção, prestam um tratamento humanizado, com saúde integrativa e agilidade nos procedimentos”, relatou.

No entanto, conforme Bárbara, atualmente o CEREM já não está prestando os serviços que antes prestava. “Estamos aqui hoje, na Câmara de Imbituba, com intenção de conversarmos e buscarmos alguma alternativa para assim voltarmos a ter a excelente saúde de qualidade que tínhamos no município”, acrescentou Bárbara.